Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rebeubeu, Pardais ao ninho

Rebeubeu, Pardais ao ninho

Agosto 17, 2018


Moreno, barriga saliente da cerveja, estatura abaixo da média. Pode dizer-se que Luis é, fisicamente, um típico português. O cabelo comprido deve-o ao amor pelo heavy metal. 

Depois dos 30, em busca de novas oportunidades, emigrou para a Irlanda, onde manteve esse grande amor pelo tipo de música. Manteve algumas rotinas. Os concertos e a vontade e capacidade de falar com tudo e com todos. 

Num dia como os outros, num concerto como tantos outros, em conversas como tantas outras, conheceu a banda. Falou com o baixista. Alto, loiro, cabelo comprido como o seu, amor ao heavy metal como o seu. Tinham em comum aquilo que era comum naquelas circunstâncias. Contou-lhe o Ian que tinham também em comum o sangue português. O Ian era adoptado. A sua mãe biológica, sueca, tinha feito uma semana de férias em Portugal. No Bairro Alto, numa noite de copos, ter-se-ia encantado por um português, que lhe mostrou a cidade e a boa hospitalidade portuguesa. Já na Suécia, descobriu que tinha ficado grávida. Filha de uma família conservadora, fugiu para a Irlanda, com o pretexto de estudar, mas a intenção de esconder o resultado da sua aventura portuguesa. No final da gravidez entregou o filho a um casal irlandês que procurava adoptar e retomou a sua vida na Suécia. Deixou-lhe uma foto. A sua. Com o português com quem o concebeu. 

Talvez com esperanças que o ajudasse a encontrar o pai, talvez por aquele ser o seu maior tesouro, Ian mostrou a Luis a foto do casal de uma noite. 

Luis reconheceu o bar, reconheceu esse Bairro Alto, lembrou as suas próprias noites ébrias, de conversas tardias e ligações instantâneas. 
Luis reconheceu-se naquela foto.

Meses depois, o teste de ADN confirmou. Naquela noite como as outras, num concerto como os outros, numa conversa como tantas outras, Luis conheceu o filho que não sabia ter. Ian, o sueco loiro, tão mais alto que ele, tão fisicamente diferente, tão igual em tudo o resto. 

Nota: os nomes nesta história foram alterados para manter a privacidade dos seus intervenientes. Mas sim, esta história é real. Luis, meu amigo, ganhou um filho de 18 anos ao emigrar para o mesmo país onde a mãe o teria deixado à nascença. A ciência confirmou. São pai e filho. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub