Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rebeubeu, Pardais ao ninho

Rebeubeu, Pardais ao ninho

Abril 04, 2018

Olá, o meu nome é Rebeubeu e não gosto de bacalhau.
E isto causa-me problemas. Sociais e não só. Não gostar de bacalhau é submeter-se a uma solidão sem precedentes. É deixar de ser convidada para jantares em casa. Sobretudo se houver uma bimby que faz um tal de famoso bacalhau com natas que só não gosta quem não é boa gente. É levar com bacalhau em todos os casamentos, dar graças a esse protocolo de ter que haver acepipes e segundo prato, mas, ainda assim, ficar a olhar enquanto outros se regalam.
Nem fora de Portugal nos livramos deste estigma, porque não gostar de bacalhau é ser-se mal aceite na comunidade portuguesa e ainda ser olhada de soslaio pelos estrangeiros, que só por isso perderam capacidade de nos atribuir identidade. Deixa de se ser Portuguesa para ser só uma-espécie-de-Portuguesa-que-não-gosta-de-bacalau.
Não gostar de bacalhau é sobretudo difícil na altura do Natal. Porque o bacalhau é rei em todo e qualquer jantar de Natal que se preze. Mas não gostar de bacalhau é causar, também, todo um desgosto à nossa família. Não gostar de bacalhau é levar os meus pais a um duplo luto. É fazê-los lembrar que afinal não têm uma filha, mas sim uma-espécie-de-filha-que-não-gosta-de-bacalhau e relembrar-lhes também que já só somos meia dúzia de gatos pingados e não esse grupo que comia bacalhau, peru, polvo à lagareiros e ainda filhoses, sonhos, bolo-rei e etc. Depois estávamos um mês a comer roupa velha e meia desfeita, mas a casa estava cheia.
Não gostar de bacalhau é também não se ser namorada, mas uma-espécie-de-namorada-que-não-gosta-de-bacalhau e, embora ele não me diga, o verdadeiro motivo pelo qual isto não foi assumido mais cedo. Não gostar de bacalhau causa-lhe ali aquele desconforto que o faz repensar toda uma relação. “Esta gaja não é simples “. E eu acho que sou, não peço jantares ultra-românticos à luz das velas. Dá-me massa e pizza e sou uma mulher feliz. Mas não, porque ser-se simples é gostar-se de bacalhau.
Pessoas que como eu não gostam de bacalhau, uni-vos neste post e ajudem-me a defender a nossa causa. ‘Tamo junto.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub