Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rebeubeu, Pardais ao ninho

Rebeubeu, Pardais ao ninho

Novembro 22, 2018


                                                             Photo by rawpixel on Unsplash
Vivi 6 anos fora ecomeço muitas das minhas conversas, frases e argumentos com esta frase paravalidar um ponto de vista.

Isto, muitoprovavelmente, faz de mim a chatinha que viveu fora, mas a verdade é que asrealidades que vivi, em Portugal e na Irlanda, são tão díspares que, no meuprimeiro dia de trabalho na Irlanda, quando, às cinco da tarde toda a gente secomeçou a levantar e a pegar na trouxinha, eu achei que se tratava de umsimulacro. Tinham-me dito que o horário era das 8h às 5h, com meia hora de almoço,mas eu vinha tão habituada a não se olhar para o horario de saída que nunca me ocorreuque fosse só isso, pessoas a sair a horas.

Vivi 6anos fora esou acérrima defensora de Portugal e da produtividade dos portugueses. Osportugueses são dos povos mais engenhosos que já conheci, sendo que cheguei atrabalhar com 26 nacionalidades diferentes. São engenhosos, mestres na arte dodesenrasca, trabalham bem sob pressão, são rápidos a encontrar soluções e têmuma capacidade tecnológica como poucos. NA Irlanda, eu era vista como o suprasumodo excel, porque em terra de cegos quem tem um olho é rei. Aqui sou só mediana.Ainda assim, talvez por causa deste mito que se criou de que não somosprodutivos, em Portugal, sair tarde é visto como estatuto, atribui importância,é sinónimo de esforço e dedicação. Quantas vezes já ouvimos que fulano tal éconsultor, trabalha muito, sai tarde e o diabo a quatro? Ou quantas vezes já ouvimosque a fulana tem um trabalhinho das 9h às 6h, não se chateia muito?

Vivi 6 anos forae durante esse tempo, achava-nos ineficientes na gestão do tempo. Chegamostarde, demoramos mais de uma hora ao almoço, fazemos reuniões, atrás dereuniões onde se fala muito e se faz pouco.

Vivi 6 anos forae esse tempo permitiu-me perceber que fazemos porque podemos. Temos o luxo dotempo. Temos luz natural até tarde, temperaturas suportáveis até tarde,gostamos muito de comer e gostamos muito de falar. Somos tão eficientes quantoo tempo nos permite.

Vivi 6 anos forae não podia estar mais feliz por estar de volta.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub